Bem-vindo a F.V. Bissoli

O que é o Maio Amarelo e como ele contribui para o trânsito

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a Década de Ação para Segurança no Trânsito, uma ação internacional para a conscientização das pessoas para um trânsito mais responsável e seguro. Com isso, surgiu o movimento Maio Amarelo com uma proposta de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de feridos e óbitos no trânsito.

À época, o Brasil se comprometeu em reduzir em 50% o seu número de mortes por acidentes de trânsito até 2020, que registrou naquele ano 44.553 óbitos. O último balanço divulgado sobre mortes em avenidas e rodovias, de 2018, registrou uma queda em relação a 2011, de 24,53%, percentual que não chega perto do acordado, mas que já elevam as expectativas de melhorias na segurança viária do país.

O que é o Maio Amarelo e qual seu objetivo?

Este movimento surgiu com o intuito da conscientização da população mundial para a redução de acidentes de trânsito. Tem por objetivo, ações coordenadas entre os órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil, que viabilizem um trânsito mais seguro e gentil.

Esse incentivo na discussão do tema, promove atitudes e comportamentos efetivamente mais saudáveis e sólidos nas questões viárias não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Esse engajamento se fez ao tornar o mês de maio uma referência para o alerta à todos, ampliando a atenção com a cor amarela, própria de sua sinalização e advertência no trânsito.

Década de Ação para Segurança no Trânsito

Um estudo da ONU mostrou que em 2009 houve cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Este foi o alerta para as Nações Unidas criar disposições em torno de um trânsito mais comedido com providências educativas e também punitivas.

Ao apresentar resoluções para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, em 2011, a intenção da ONU era preservar cerca de cinco milhões de vidas até 2020, uma vez que mortes por acidente no trânsito é a nona maior causa de óbitos no mundo, segundo o site do movimento Maio Amarelo.

Ainda segundo o movimento, os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo na faixa dos 5 aos 14 anos; e o terceiro na faixa dos 30 aos 44 anos.

Maio Amarelo 2020

Em virtude da pandemia do coronavírus, este Maio Amarelo é especialmente dedicado aos profissionais que prestam serviços essenciais em nosso país. Com uma campanha plenamente digital, seguindo as orientações das autoridade em respeito ao distanciamento social e simbolizando a atenção pela vida, o tema “Perceba o Risco. Proteja a Vida”, tem a intenção de despertar em cada vez mais pessoas os cuidados que todos precisam ter nas ruas, desde os pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas.

O enfrentamento da covid-19 não parou aqueles profissionais que precisam sair de suas casas para assegurar a saúde e o abastecimento do nosso país, por isso todas as informações e orientações estão voltadas para a proteção dessas pessoas via sites, blogs e redes sociais dos departamentos de trânsito, das instituições e associações parceiras tanto de trânsito como de saúde.

Entendendo que a fiscalização viária é de extrema importância quando é clara, porém ações punitivas bastam apenas para inibir possíveis infratores, e não têm cunho educativo, que seria o ideal. É por isso que as ações do Maio Amarelo sustentam prerrogativas para a ampliação da educação no trânsito para todas as pessoas desde a pré-escola.

Apenas como conhecimento, com o isolamento social e o menor número de veículos nas ruas, também reduziu o número de acidentes, e consequentemente o número de mortes. Em São Paulo, os acidentes caíram 26,8% em relação ao mesmo período de 2019, um percentual levantado nos meses de março e abril deste ano; assim como o número de óbitos também foi menor em relação ao ano passado. No Rio de Janeiro, com menos carros nas ruas, o percentual de mortes por acidentes de trânsito foi 40% menor agora, em relação ao mesmo período de 2019.

Abre o whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?
Powered by